Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Guettarda platyphylla Müll.Arg. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-05-2012

Criterio:

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie não ameaçada, mas a tabela de registros de ocorrência parece estar incompleta, pois há citação na Flora do Brasil (2012) para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Mesmo assim sua extensão de ocorrência é muito ampla. Essa espécie é muito semelhante a uma outra, G.viburnoides (Sambuichi, R.H.R., 2003), mais comum e com distribuição ainda mais ampla e, segundo World checklist of plant families - Rubiaceae, G. platyphylla é sinonimo de G.viburnoides (http://apps.kew.org/wcsp/namedetail.do?name_id=93285). Devido a incongruência entre a Flora do Brasil e os dados aqui compilados e a evidente relação morfológica com G.viburnoides, incluindo citação de que são sinônimos, faz-se necessário uma revisão taxonômica, por isso optou-se por incluir o táxon em deficiente de dados.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Guettarda platyphylla Müll.Arg.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Matthiola platyphylla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Flora 58: 449. 1875. Espécie muito parecida com G. viburnoides, porém apresenta folhas mais ovadas, papiráceas, estípulas grandes, revolutas, fortemente acuminadas e flores bem desenvolvidas, sendo o tubo da corola muito mais longo do que os lobos, podendo chegar até 4cm (Barbosa, 2007). Nome vulgar: "Banha-de-galinha" (Sambuichi, 2003).

Dados populacionais

Em estudo realizado em vegetação arbórea de cabruca, na região sul do estado da Bahia, foi constatada a presença de 3 indivíduos em uma área de 3ha (Sambuichi, 2003). Em vegetação arbórea em área de cabruca, na região sul da Bahia, foram amostrados 6 indivíduos em uma área de 1,7ha, tanto em levantamento realizado no ano de 1998 como no ano de 2005 (Sambuichi, 2006).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil; ocorre nos estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (Barbosa, 2012; CNCFlora 2012).

Ecologia

Espécie caracteriza-se por árvores ou arbustos (Barbosa, 2007).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes AZona da Mata Mineira não está em situação diferente das demais regiões do país,sofrendo alto grau de perturbação decorrente de práticas agrícolas inadequadase da expansão demográfica, mineradora e industrial (Marangon et al., 2003).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes OEstado de São Paulo originalmente possuía aproximadamente 81,8% (20.450.000 ha)de seu território coberto por Mata Atlântica. Hoje, a Mata Atlântica no Estadorepresenta cerca de 18% da remanescente no Brasil, concentrando-se ao longo dolitoral e encostas da Serra do Mar, significando cerca de 8,3% da área doEstado e 83,6% da vegetação nativa ainda existente no Estado. Mesmo em áreasprotegidas ocorrem ameaças como invasões de populações marginalizadas(favelização de manguezais e encostas), especulação imobiliária), mineração,extrativismo vegetal clandestino, caça e pesca predatórias, lixões, poluição daágua, mar, ar e solo e chuva ácida sendo essas ameaças permanentes àconservação dos remanescentes da Mata Atlântica no estado de São Paulo (Costa, 1997).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Osúltimos remanescentes florestais do Sul da Bahia estão fortemente ameaçados,mesmo com a duplicação das áreas públicas protegidas, e a criação de ReservasParticulares do Patrimônio Natural. A principal razão da ameaça é a grave criseda cultura do cacau, fortemente associada às últimas florestas restantes. Apartir de 1988 a região tem se transformado de uma economia exclusivamentecacaueira para uma economia diversificada, principalmente com atividadesfortemente impactantes: pecuária extensiva, café, pupunha e exploraçãomadeireira (Araujo et al., 1998).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presumivelmente Extinta (EX) pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4.3 Management
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em Unidades de Conservação: Parque Nacional de Itabaiana, no estado do Sergipe e Estação Ecológica do Pau-Brasil, na Bahia (CNCFlora, 2012).

Referências

- BARBOSA, M.R. Guettarda platyphylla in Guettarda in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014054>.

- COSTA, J. D. B. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado de São Paulo., São Paulo, 1997.

- ARAUJO, M.; ALGER, K.; ROCHA, R.; MESQUITA, C.A.B. A Mata Atlântica do Sul da Bahia: situação atual, ações e perspectivas., São Paulo, n.Caderno n°8, p.27, 1998.

- MARANGON, L.C.; SOARES, J.J.; FELICIANO, A.L.P. Florística arbórea da Mata da Pedreira, Município de Viçosa, Minas Gerais., Revista Árvore, Viçosa, v.27, p.207-215, 2003.

- BARBOSA, M.R.V. Guettarda (Rubiaceae). In: MELHEM, T.S.; WANDERLEY, M.G.L.; MARTINS, S.E.; JUNG-MENDAÇOLLI, S.L.; SHEPHERD, G.J.; KIRIZAWA, M. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: FAPESP, p.346-348, 2007.

- ZAPPI, D.; BARBOSA, M.R.V.; CALIÓ, M.F. ET AL. Rubiaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.449-461, 2009.

- SAMBUICHI, R.H.R. Ecologia da vegetação arbórea de cabruca - Mata Atlântica raleada utilizada para cultivo de Cacau - na região Sul da Bahia. Doutorado. : Universidade de Brasília, 2003.

- SAMBUICHI, R.H.R. Estrutura e dinâmica do componente arbóreo em área de cabruca na região cacaueira do sul da Bahia, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 4, p. 943-954, 2006.

Como citar

CNCFlora. Guettarda platyphylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Guettarda platyphylla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/05/2012 - 19:32:11